Azulejo

esse

O azulejo, que vinha sendo utilizado, principalmente em áreas molhadas, como objeto de impermeabilização, voltou a ganhar destaque decorativo nos últimos anos. Sua criação deu-se no século XV, quando a utilização de peças desenhadas, principalmente em tons de azul, nos pisos e nas paredes, agradou os reis portugueses, ganhando um espaço privilegiado na arquitetura da época. Hoje, a história se repete, já que os azulejos já são vistos em salas, dormitórios e até mesmo, nas fachadas.

São muitas as vantagens da utilização dos azulejos, isso porque, são encontrados em diferentes tamanhos, estampas e cores, podendo agradar a toda população. Ainda, são duráveis e de fácil manutenção. Deve-se apenas tomar cuidado com a escolha do local e do material, para não sobrecarregar o espaço e acabar enjoando.

asasasassasa

A

Cozinha: A cozinha proporciona inúmeras formas de utilização. Além da aplicação padrão, atrás da pia e do fogão, podem ser utilizados em bancadas, em destaque em outras paredes e pisos. Fica legal “descer” o revestimento da parede/bancada, para o piso a sua frente. Também, vale mesclar diferentes revestimentos nas paredes, além de utilizar um na parede e outro no piso.

Documents Documents2Documents1Documents3 Documents4Espaço Gourmet: a utilização segue a mesma da cozinha, o diferencial está no forno e na churrasqueira, que ficam ainda mais bonitos se revestidos com azulejos.

Documents7 Documents8Banheiro: Nos banheiros a aposta é chamar atenção para o piso, deixando a parede e os objetos em tons neutros, ou dar destaque ao piso e a pia, por exemplo. Ainda, é interessante a utilização na região do chuveiro.

ColagensDocuments6Lavanderia: Nas áreas de serviço é legal dar destaque ou para o piso, ou para a parede. Já que é um local de “trabalho”, acho mais interessante carregar o piso, e deixar os móveis e a parede em tons mais claros.

Documents9Sala: São indicados tanto para paredes como pisos, mas sobrecarregado se utilizado ambos ao mesmo tempo. É legal combinar a cor do revestimento com o restante dos objetos, ou utiliza-lo como destaque, se o restante dos móveis forem em tons parecidos.

Documents13 pbl_amb_rio_retro_mix_bege_60x60_ret_ecollection_teca_suave_20x120_ret_26197Dormitório: Dormitórios são locais de descanso, exigindo peças delicadas, que não chamem muita atenção. O objetivo é que o azulejo complemente a decoração, não que atue como destaque.

Documents11

Pra quem gostou e tem dúvidas do que escolher, aqui vão algumas dicas:

asasasassasa

Primeiramente deve-se escolher a região de aplicação;

Posteriormente, o objetivo dessa aplicação. Se quer utilizar a peça como impermeabilização da parede da pia ou do box, chamando ou não atenção. Se quer utilizar em salas e dormitórios, que aceitam melhor peças delicadas. Enfim, o objetivo influencia no tamanho, no desenho e na cor da peça, já que essas interferem no resultado desejado;

 E chegamos a parte mais complicada, pelo menos para os indecisos como eu, a escolha da peça. Vale lembrar que é interessante combinar o revestimento com os móveis ou objetos de decoração, para não acabar criando um colorido indesejado;

asasasassasa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s